Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de maio de 2010

A metamorfose da sala de aula para o ciberespaço

A utilização adequada das novas tecnologias na educação potencializa a criação de um ambiente de aprendizagem e construção do conhecimento e da interatividade dos processos cognitivos. Levando em consideração as diferentes maneiras de pensar e busca de novos valores nas diferentes dimensões da vida, reconhecendo que a vida e a aprendizagem não estão separadas.
As questões educacionais necessitam de novas metodologias e processos fundamentados em novos paradigmas, mais abertos e claros quanto as bases epistemológicas subjacentes às práticas pedagógicas atuais.
Não basta usar as novas tecnologias para repetir aquilo que já foi feito sem o seu auxílio, é preciso ter um caráter novo, de futuro; um estímulo provocador de inovação e da superação.
O "novo" mexe na zona de conforto do convencional da educação, e por isso ainda temos muita reprodução de conteúdos, transmissão estática e conservadora do conhecimento.
A utilização das novas tecnologias potencializa a transformação pedagógica, e possibilita a criação de novos ambientes cognitivos.
Aprender a aprender é a dinâmica atual, com foco no saber perguntar, no saber acessar informações e transformá-las em conhecimento.
Aprender a pensar na via da complexidade na educação não é um método, mas uma ajuda à estratégia de pensamento. É uma maneira de ver o mundo, de pensá-lo, de se repensar a si própio.
Novas experiências pedagógicas podem surgir na conexão com as novas tecnologias digitais, impactar o ambiente escolar e transformá-lo em múltiplos ambientes cognitivos cooperativos, abertos e exploradores de outros mundos contextuais com suas linguagens inovadoras.
O computador e a internet tornam-se veículos que potencializam a percepção desse mundo heterogêneo.
A interação entre a educação e as novas tecnologias de comunicação e informação favorece a ação pedagógica colaborativa.
Assim, é necessário pensarmos que o envolvimento com as tecnologias da inteligência poderá gerar uma crise existencial pedagógica e há dois caminhos que poderão ser seguidos: ou o caminho do atalho que é o da facilidade, ou o caminho da oportunidade, da mudança, da transformação e leva uma nova realidade , onde crescemos avançamos para uma nova dimensão da realidade pedagógica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário