
É possivel usar o rádio como processo de ensino-aprendizagem?
O rádio como meio eletrônico dinâmico de comunicação e informação,constitui um instrumento importante no processo educacional.
O rádio na escola pode ainda ser usado para desenvolver ações que possibilitem uma escuta reflexiva e crítica, para que deste instrumento, possam conduzir alunos a identificar, selecionar, relacionar, imaginar, a partir da audição.
Vários projetos tentaram incrementar a educação à distância. O Instituto de Radiodifusão da Bahia, que teve sua origem no setor de Rádio e TV educação, tinha como finalidade oferecer à população cursos nos níveis préprimário, médio e universitário, através do ensino por correspondência. Os serviços educativos do governo estadual eram prestados através do rádio e da televisão. Aos poucos sua rede de recepção foi aumentando e sua rede de supervisão foi diversificando os meios de comunicação utilizados. Trabalhava com o rádio, material impresso e televisão. A Fundação Padre Anchieta também foi criada em 1967, pelo Estado de São Paulo, e, através de equipamentos de Rádio e TV. Em 1992, a Rádio Cultura FM integrou-se no Sistema Radiosat (Embratel) o que possibilitou uma melhor recepção de qualidade superior à anterior, para todo o território nacional.
Atualmente, o Centro Paulista de Rádio e Televisão Educativa/Fundação Padre Anchieta veiculam a programação educativa através da Rádio Cultura AM e FM. Tanto a programação AM e FM são veiculadas de segunda a domingo, só que a primeira das cinco da manhã à meia noite.
O Projeto Minerva, criado em 1970, veio atender aos anseios do governo militar brasileiro que, desde 1964, propunha mudança radical no processo educativo com a utilização do Rádio e da Televisão. Na concepção governamental, os meios eletrônicos (Rádio/Televisão) solucionariam imediatamente os problemas educacionais existentes. Destaca-se ainda, neste contexto histórico, o Ministério de Educação e Cultura, através do serviço da Radiodifusão Educativa, desenvolveu um projeto rádioeducativo nacional. O Projeto propiciava quatro formas básicas de utilização dos programas educativos pelos alunos.
Hoje em dia os programas de rádio são escassos, sobretudo pelo acesso e divulgação destes programas aos educadores, somente uma política educacional pode mudar a atual realidade.
A escola é o espaço oficial de formação e o rádio pode contribuir na formação da opinião usar novos métodos de ensino que buscam auxiliar no processo de ensino aprendizagem é de grande interesse principalmente para os alunos. Para isso o professor deve sempre estar se empenhando para que esse processo aconteça.
Disponível em: http://www.ie.ufmt.br/semiedu2009/gts/gt18/ComunicacaoOral/ADEMAR%20TORRES%20DE%20ALMEIDA.pdf
O rádio como meio eletrônico dinâmico de comunicação e informação,constitui um instrumento importante no processo educacional.
O rádio na escola pode ainda ser usado para desenvolver ações que possibilitem uma escuta reflexiva e crítica, para que deste instrumento, possam conduzir alunos a identificar, selecionar, relacionar, imaginar, a partir da audição.
Vários projetos tentaram incrementar a educação à distância. O Instituto de Radiodifusão da Bahia, que teve sua origem no setor de Rádio e TV educação, tinha como finalidade oferecer à população cursos nos níveis préprimário, médio e universitário, através do ensino por correspondência. Os serviços educativos do governo estadual eram prestados através do rádio e da televisão. Aos poucos sua rede de recepção foi aumentando e sua rede de supervisão foi diversificando os meios de comunicação utilizados. Trabalhava com o rádio, material impresso e televisão. A Fundação Padre Anchieta também foi criada em 1967, pelo Estado de São Paulo, e, através de equipamentos de Rádio e TV. Em 1992, a Rádio Cultura FM integrou-se no Sistema Radiosat (Embratel) o que possibilitou uma melhor recepção de qualidade superior à anterior, para todo o território nacional.
Atualmente, o Centro Paulista de Rádio e Televisão Educativa/Fundação Padre Anchieta veiculam a programação educativa através da Rádio Cultura AM e FM. Tanto a programação AM e FM são veiculadas de segunda a domingo, só que a primeira das cinco da manhã à meia noite.
O Projeto Minerva, criado em 1970, veio atender aos anseios do governo militar brasileiro que, desde 1964, propunha mudança radical no processo educativo com a utilização do Rádio e da Televisão. Na concepção governamental, os meios eletrônicos (Rádio/Televisão) solucionariam imediatamente os problemas educacionais existentes. Destaca-se ainda, neste contexto histórico, o Ministério de Educação e Cultura, através do serviço da Radiodifusão Educativa, desenvolveu um projeto rádioeducativo nacional. O Projeto propiciava quatro formas básicas de utilização dos programas educativos pelos alunos.
Hoje em dia os programas de rádio são escassos, sobretudo pelo acesso e divulgação destes programas aos educadores, somente uma política educacional pode mudar a atual realidade.
A escola é o espaço oficial de formação e o rádio pode contribuir na formação da opinião usar novos métodos de ensino que buscam auxiliar no processo de ensino aprendizagem é de grande interesse principalmente para os alunos. Para isso o professor deve sempre estar se empenhando para que esse processo aconteça.
Disponível em: http://www.ie.ufmt.br/semiedu2009/gts/gt18/ComunicacaoOral/ADEMAR%20TORRES%20DE%20ALMEIDA.pdf
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